VOCÊ SABE COMO UM AVIÃO PERMANECE NO AR?

VOCÊ SABE COMO UM AVIÃO PERMANECE NO AR?

AVIÃO,AR,CURIOSIDADE

COLOCANDO UM AVIÃO NO AR

A PRIMEIRA COISA É SUPERAR A RESISTÊNCIA DO AR. PARA ISSO, O AVIÃO PRECISA SER IMPULSIONADO POR FOGUETES OU TURBINAS, QUE EXECUTAM DUAS AÇÕES: PRIMEIRO, SUGAM O AR PARA DENTRO COM UMA GRANDE HÉLICE, COMO UM GRANDE EXAUSTOR.

DEPOIS AS TURBINAS JOGAM ESSE AR PRO OUTRO LADO, COMPRIMIDO E ACELERADO POR VÁRIAS HÉLICES PEQUENAS. O AR COMPRIMIDO E ACELERADO GERA UMA PRESSÃO EM SENTIDO CONTRÁRIO, QUE “LANÇA” O AVIÃO PRA FRENTE FAZENDO-O VENCER A RESISTÊNCIA DO AR.

É HORA DE VENCER O PESO DE CENTENAS DE TONELADAS QUE MANTÉM O AVIÃO NO SOLO. QUEM FAZ ISSO SÃO AS ASAS.

A ASA MAIS USADA EM AVIÕES TEM A PARTE DE CIMA CURVA E A DA BAIXO RETA. ESSE TIPO DE ASA INDUZ UMA DIFERENÇA DE VELOCIDADE NA PASSAGEM DO AR: O AR DE CIMA PASSA MAIS RÁPIDO, PORQUE PERCORRE UM CAMINHO MAIOR NO MESMO TEMPO QUE O AR DE BAIXO, QUE PASSA MAIS DEVAGAR.

A DIFERENÇA DE VELOCIDADE NESSA PASSAGEM DE AR FAZ COM QUE A PRESSÃO NA PARTE SUPERIOR DA ASA SEJA MENOR QUE A DE BAIXO. COM ISSO, A FORÇA DO PESO FICA MENOR QUE A FORÇA DE EMPUXO.

PARA QUE O PILOTO POSSA CONTROLAR O ÂNGULO DE ALTURA OU DESCIDA E CONTROLAR A VELOCIDADE DO AVIÃO, AS ASAS TÊM PÁS MÓVEIS CHAMADAS FLAPS, QUE ALTERAM A DIREÇÃO DA PASSAGEM DO AR, MUDANDO A DIFERENÇA DE PRESSÃO NA ASA.

POR FIM, O AVIÃO NÃO PERDE O CONTROLE GRAÇAS À ASA QUE FICA EM PÉ NA PARTE TRASEIRA, O ESTABILIZADOR VERTICAL. ELE MANTÉM O AVIÃO EM LINHA RETA. O ESTABILIZADOR TAMBÉM TEM UM FLAP, CHAMADO DE LEME, QUE É MOVIMENTADO SEMPRE QUE O PILOTO QUER TORNAR A AERONAVE PARA A ESQUERDA OU PARA A DIREITA.

Posts Relacionados:

  1. 5 CURIOSIDADES QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE O FUSCA…
  2. COISAS QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE A TERRA…
  3. Você sabe quais são os Cinco S do gaúcho?
  4. VOCÊ SABE COM QUEM A SUA MULHER ESTÁ MALHANDO?
  5. DISPARAR A RIR E BOM PARA SAÚDE…
Esta entrada foi publicada em Curiosidade, Textos e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>