Dicas sobre windows 2000…


Dicas sobre windows 2000…

1 - Instalar o Windows 2000 de forma “limpa”, isto é, evitando as opções de atualização sobre outras versões do sistema operacional instaladas anteriormente na mesma máquina. Isto evita que o sistema herde permissões e configurações de segurança débeis.
2 -Estabelecer uma senha na BIOS do sistema e configurá-la para que só seja iniciada a partir do disco rígido. Assim, dificulta-se a ação de um atacante com acesso físico ao equipamento, evitando que ele possa iniciar o sistema a partir de um disquete ou CD-ROM.
3 - Eliminar todos os serviços que não sejam absolutamente necessários. O Windows 2000 habilita como padrão alguns serviços, como o servidor Web Internet Information Server (IIS) e o Terminal Server, que podem facilitar determinados ataques.
4 – Estabelecer regras para bloqueio de contas quando mais de cinco tentativas incorretas de iniciar uma sessão forem feitas num prazo de 30 minutos. Tal bloqueio também deve durar um tempo determinado, por exemplo, meia hora. Esta medida serve para dificultar e desestimular as tentativas de intrusos em adivinhar as senhas por métodos de repetição tipo “brute force”.
5 – Manter-se informado e atualizar rigorosamente o sistema. Assinar boletins de segurança permite conhecer o surgimento de novas ameaças, as medidas que se devem tomar para preveni-las e as atualizações de segurança que se tornem disponíveis. No caso do Windows 2000, recomenda-se utilizar a ferramenta gratuita Microsoft Baseline Security Analyzer (MBSA), para revisar as atualizações que estejam faltando.

Posts Relacionados:

  1. Dicas de segurança na internet…
  2. Dicas para administrar o seu tempo…
  3. Dicas para sua higiene bucal melhorar…
  4. 5 dicas para dormir melhor…
  5. Curiosidades incríveis sobre o beijo…
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>